4 dicas para quem quer diversificar o mercado da sua empresa

Em tempos de crise, é natural que busquemos meios de aumentar as vendas e de nos manter na ativa. Uma das formas que as empresas têm encontrado para isso é diversificar o mercado.

Essa diversificação consiste em ampliar a sua linha de produtos ou buscar novos mercados. É claro que os novos itens devem ter relação com o principal foco de atuação da empresa, e os mercados devem ser definidos com base em onde está o seu público-alvo.

Entretanto, ousar e inovar podem ser boas maneiras de se sobressair em meio a uma concorrência tão acirrada. Pensando nisso, listamos abaixo algumas dicas para você diversificar. Confira!

1. Planeje a diversificação

Você deve estar acostumado a ouvir que tudo na vida deve ser planejado, certo? Um casamento, um filho, um negócio, um curso… tudo precisa ser pensado antes. E com a diversificação não poderia ser diferente.

Você precisa pesquisar sobre o produto ou mercado que está pensando em explorar e fazer uma espécie de simulação a respeito dos investimentos financeiros e energéticos para colocar a mudança em prática.

Antes de agir, é importante considerar as chances que a sua ideia tem de dar certo. É claro que nem sempre as coisas funcionam na prática da mesma forma que nos cálculos. Mas você precisa conhecer os riscos e mensurar até que ponto vale a pena se expor a eles.

2. Procure testar rapidamente a diversificação

Se você lançou um novo produto no mercado, procure mensurar como está a aceitação do público. Está vendendo bem? As pessoas estão gostando? Ouvir seus clientes é o melhor caminho para realizar ajustes e melhorias.

Se você está entrando em um mercado internacional, por exemplo, precisa entender as expectativas desse público. Muitas vezes, as preferências e os resultados variam de acordo com fatores culturais e climáticos.

Independentemente de qual seja a inovação que você deseja fazer, saber o que o público pensa a respeito dela e estar aberto a realizar os ajustes necessários já são atitudes que ajudam o projeto a dar certo.

Caso você perceba que a novidade está repercutindo bem, crie um plano de ação detalhado e consolidado para “turbiná-la” ainda mais e fazer dela um verdadeiro sucesso de vendas.

3. Tenha uma equipe capacitada

De nada adianta ter uma ideia brilhante e traçar um plano de ações se ele não for colocado em prática corretamente. E ninguém consegue fazer isso sozinho: você vai precisar do apoio da sua equipe para implementar as novidades.

E, para isso, os profissionais precisam ser competentes. Contratar pessoas que condizem com o perfil da empresa e oferecer treinamentos de capacitação são os primeiros passos para que a sua equipe corresponda às expectativas.

4. Pense também no mercado estrangeiro

Se os seus produtos têm boa aceitação no mercado, você já pensou em lançá-los no exterior? Muitos gestores se sentem estagnados, sem saber mais o que fazer para expandir o negócio.

Explorar novos mercados pode ser uma boa saída para que esse crescimento não pare. Conheça novos mercados, analise as expectativas do público e pense na possibilidade de exportar seus produtos. Pode ser que você descubra um grande universo de oportunidades.

Gostou das nossas dicas? Tem outras ideias para diversificar o mercado da sua empresa? Aprofunde-se no assunto e compartilhe o nosso Blog com quem achar que se beneficiará deste conteúdo!