Ampliando seu valor organizacional: comunicação multilíngue

O conceito de valor organizacional  para os negócios atuais vai além da quantificação de moedas e cifras comerciais e econômicas. Hoje, sobretudo, a reputação e a imagem das organizações são avaliadas de acordo com os efeitos produzidos por seu trabalho, principalmente num contexto social, que envolve o caráter plural da globalização e a multiplicação do conhecimento. Nesse sentido, uma das principais preocupações dos nossos clientes é garantir a entrega adequada de produtos e soluções ao seu público, bem como atribuir um significado imaterial – ainda que, em princípio, imensurável – para agregar confiança às marcas.

 

Ao participar desse processo de expansão com diversas faces, a ZAUM propõe soluções que descompliquem a difusão de produtos, serviços e princípios organizacionais das empresas parceiras, de forma que as variedades linguísticas globais sejam vistas como uma oportunidade de imersão em novas realidades, não como barreiras.

 

A exemplo disso, trabalhamos como parceiros de uma consultoria especializada em Coaching e Desenvolvimento Humano, que identifica questões presentes na cultura organizacional (comunicação, liderança, fluxos de informações) a fim de aplicar programas e estratégias de desenvolvimento pessoal, trabalhando nos mais diversos níveis hierárquicos dentro das empresas. Fazendo um recorte específico, podemos citar um trabalho desenvolvido pelo cliente em questão em parceria com a Harvard Business School para um programa de treinamento empresarial.

 

Os destaques desse projeto foram o caráter descritivo e o vocabulário voltado aos conceitos de negócios. Ao entregarmos a tradução final, o cliente a descreveu como “client ready”, ou seja, estava pronta para o entendimento do público-alvo, mantendo o alto grau didático do original, e bem adaptada ao idioma brasileiro.

 

Outro grande exemplo, dessa vez no universo financeiro, é o de uma consultoria contábil voltada à realização de auditorias, transações, consultoria de riscos e toda e qualquer atividade ligada à gestão de compliance[1] de organizações das mais diversas especialidades, como por exemplo, Energia, Alimentos e Bebidas, Setor Imobiliário e Construção Civil, Hotelaria e Terceiro Setor.

  

O desafio dessa vez foi o custo do serviço para o cliente, que necessita constantemente de traduções de extensos relatórios financeiros, envolvendo diversos termos técnicos e a representação de elementos visuais, como gráficos e tabelas (essenciais para a prestação de contas, além de assegurar a reputação perante os investidores). Nesse caso, o sistema de memória de tradução foi um grande aliado em relação ao tempo e ao custo para o cliente. Se não fosse aplicado, o custo do projeto seria maximizado em 100%, ou seja, custaria o dobro.

 

Na ZAUM, todo o sistema de gestão de projetos é comandado cuidadosamente por uma equipe integrada e profissional, a fim de garantir aspectos que vão além da simples entrega do trabalho. A transmissão efetiva da mensagem e a viabilidade para o cliente também são fatores balizadores dentro de nossos pilares organizacionais. Nosso trabalho é focado em garantir uma comunicação multilíngue e multicultural, que impulsione seu trabalho como organização ou pessoa para um alcance em âmbito global.

 

 

 

[1]“O termo compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido, ou seja, estar em “compliance” é estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos. Portanto, manter a empresa em conformidade significa atender aos normativos dos órgãos reguladores, de acordo com as atividades desenvolvidas pela sua empresa, bem como dos regulamentos internos, principalmente aqueles inerentes ao seu controle interno”.