Entenda o poder da atuação global na gestão de empresas

Se, antigamente, os empresários precisavam se preocupar apenas com o concorrente na esquina da rua de cima, hoje a coisa mudou de cenário. Com um mundo e uma economia tão globalizados, é cada vez mais necessário que os responsáveis pela gestão de empresas que desejam sobreviver e crescer dediquem seus esforços também para a atuação para além das fronteiras de seu próprio país.

E é para facilitar esse processo que as organizações têm investido cada dia mais em profissionais que possam atuar em qualquer parte do mundo, seja representando a marca em um escritório local, seja buscando novas oportunidades de negócio.

Estes profissionais, que possuem características como facilidade para lidar com as diferenças culturais de cada região e desenvoltura para se comunicar e interagir com os povos de cada local, são raros.

Para atrair esses colaboradores, a sua empresa precisa aprender a potencializar a sua atuação global. Preste atenção em algumas dicas que listamos para chegar lá.

Aprenda a localizar o seu conteúdo


Para ter uma atuação marcante em terras estrangeiras, você precisa fazer mais que apenas traduzir o seu conteúdo de um idioma para outro. Para muitos casos, é muito importante que você faça adaptações culturais para que esse conteúdo funcione no local que está sendo publicado.

Isso inclui tanto respeitar os comportamentos e a cultura regional quanto entender o seu calendário e as suas datas especiais. E, aqui, uma dica: você pode aproveitar essas ocasiões para lançar campanhas ou ofertas especiais.

Para conseguir fazer essa localização de conteúdo de forma eficiente e obter os melhores resultados, é fundamental que você conte com o apoio de empresas especializadas. Essas parcerias são muito importantes para você entender melhor o novo mercado em que está atuando e como se comunicar da maneira correta por lá.

Motive seus funcionários a aprender novos idiomas


São seus funcionários que vão ajudar você a alcançar de forma mais eficiente o objetivo de globalização da sua empresa. E, para isso acontecer, eles também precisam estar preparados para atuar em nível mundial. Por isso, invista na motivação dos seus funcionários, valorizando o aprendizado de novos idiomas e a dedicação na hora de pensar e agir globalmente.

Para ter melhores resultados, você pode fechar parceria com escolas de idiomas, oferecendo descontos, por exemplo, ou até contratar professores particulares para dar aulas dentro da própria empresa. No final, o custo para formar seus colaboradores sai muito mais em conta do que investir em novos profissionais apenas pela questão do idioma.

Enxergue a comunicação como um pilar na gestão de empresas globais


Quando você busca expandir a sua atuação para um nível global, surge um novo desafio: a comunicação. Ter funcionários trabalhando em outras localidades pode quebrar o fluxo do trabalho, gerando ruídos entre os diferentes setores e dificultando a evolução do empreendimento.

Por isso, é fundamental que você demonstre coerência e segurança em relação ao futuro da empresa e também que a sua empresa tenha um propósito inspirador, ampliando a confiança dos seus colaboradores para que eles se sintam bem e participando com confiança onde quer que estejam.

Além disso, é necessário que você busque soluções para estreitar os laços e facilitar a comunicação. Para isso, existem diversas ferramentas — gratuitas e pagas — que facilitam a integração entre os diferentes departamentos da sua empresa.

Tanto ferramentas de comunicação, com diferentes canais de chat, por exemplo, quanto ferramentas de produtividade, com listas de tarefas e diferentes projetos, são muito valiosas para quem quer fazer uma empresa global funcionar, além é claro de videoconferências e até mesmo reuniões presenciais quando se fizerem necessárias.

A gestão de empresas globais não é fácil. Mas manter seu mindset focado no objetivo em longo prazo e encontrar as melhores soluções e parceiros especializados para te ajudar a chegar lá deixam o caminho bem mais promissor.