A importância da localização de software para a exportação

Como um bom serviço de localização pode ajudar a garantir o sucesso do seu software no mercado externo

 

Quando se pensa na exportação de um software, em um primeiro momento, parece tratar-se de uma tarefa simples: bastaria apenas traduzir comandos, manuais e termos do programa, certo? Na verdade, não é bem assim que funciona.

 
 

Como explicamos no texto “A localização se software e a indústria de tecnologia”, em 29 de fevereiro , o processo de exportação de software consiste em duas etapas: a internacionalização e a localização. A primeira tem como objetivo deixar o programa “neutralizado”, ou seja, aplicável a qualquer mercado a que seja destinado e com poucas adaptações. Após a internacionalização, é hora de caracterizar e direcionar o software a um público distinto do país de origem, ou seja, localizar o software no mercado.

 

Mais complexo que a internacionalização, a localização é um processo com mais etapas, e que exige um número maior de profissionais de tradução e de TI com habilidades específicas. Durante o processo de localização, a equipe garantirá que o software seja totalmente direcionado a seu público-alvo, de acordo com suas especificidades linguísticas e usabilidade. O direcionamento é realizado em todos os âmbitos do software: linguagem, símbolos, paleta de cores, organização, execução, funcionalidades e qualquer outro aspecto que necessite de adaptação.

 

Todo o processo de direcionamento que ocorre na localização de software tem como objetivo a usabilidade do produto por um público específico. O direcionamento é apenas um dos passos da localização, pois, mesmo que todos os aspectos linguísticos e visuais estejam de acordo com os hábitos e os aspectos culturais daquela população, não necessariamente significa que aquele será um produto que atenderá às demandas e especificidades de que necessitam.

 

As cores são um ótimo exemplo de como é possível influenciar o modo como o usuário percebe o software. Ainda que algumas cores tenham significados universais, elas assumem um significado próprio/singular em cada região. O vermelho, por exemplo, além de significar amor é também associado ao luto, na África do Sul, e à vida, no Japão. Portanto, assumir a utilização de determinada cor para indicar um comando, um alerta ou uma configuração, pode não ser tão óbvio na hora de programar um software.

 

Nesse caso, todo trabalho tradutório e tecnológico que uma localização requer deve estar associado a uma pesquisa minuciosa sobre as especificidades e as crenças culturais. Não somente para compreender as necessidades de adaptação, como também para identificar corretamente todas as transposições culturais que devem ser aplicadas. Em um trabalho de localização de software, nada pode ser tomado por certo e definitivo, nem realizado com incertezas ou sem uma pesquisa antecipada, já que, ainda que algumas características possam ser universalizadas, elas não podem ser tomadas como parâmetro de aplicação.

 

Na ZAUM, a localização de softwares está entre nossas especialidades. São vários os casos de sucesso em que fomos capazes de adequar as expectativas do cliente frente às características do público-alvo, gerando grande satisfação devido ao mais alto nível de qualidade na entrega do produto.

 

Venha nos conhecer!

 

Fontes:

 

http://www.andrebuzzo.com.br/o-significado-das-cores/#.V_Q97oWcHIU