Marketing internacional: entenda como mostrar resultados dos esforços

A internet quebrou muitas barreiras físicas e acelerou a comunicação nos negócios. Se antes as empresas se limitavam às suas regiões, hoje é cada vez mais possível que uma marca, uma empresa (independente do porte, mas estruturada para a oferta internacional) possa oferecer seus produtos ou serviços para qualquer consumidor, em qualquer lugar do mundo.

Para o empreendedor, é uma possibilidade de expandir sua marca internacionalmente. Para o consumidor, o ganho de opções é ilimitado, podendo comparar produtos e preços com facilidade. Pensando nisso, várias empresas investem no marketing internacional, buscando clientes de outros países. Mas como isso deve ser feito? Como saber se o investimento tem o retorno esperado?

Confira neste post e tire algumas dúvidas iniciais sobre como mostrar resultados dos esforços no marketing internacional.

Quais são os desafios do Marketing internacional?

Para as empresas que querem expandir seu negócio e oferecer seus produtos ou serviços para além de suas fronteiras, alguns desafios são lançados. Cada país tem cultura distinta e isso se reflete na maneira de comprar, nas necessidades dos clientes e nas oportunidades de negócios. 

Se você cria uma campanha e quer utilizá-la em diferentes países, primeiro terá que adaptá-la para cada local. Há empresas especializadas nesse trabalho e fazem a tradução e adaptação de forma bem eficiente.

Veja alguns dos desafios encontrados:

  • diferenças culturais;
  • maturidade do mercado;
  • comportamento dos consumidores;
  • adaptação do seu portfólio e do seu material de comunicação;
  • necessidade de traduções;
  • logística.

Todos esses pontos merecem atenção para que se tenha sucesso na expansão de sua marca. Porém, outro ponto importante é quanto a análise de cada investimento. É necessário saber quais ações estão sendo efetivas e quais precisam ser mais bem trabalhadas ou até abandonadas.

Como avaliar os resultados do marketing internacional?

Cada ação deve ser medida e avaliada pela equipe responsável. Uma empresa que não mede seus indicadores não consegue enxergar seu desempenho, e dessa forma não consegue evoluir. Portanto, veja alguns pontos importantes para avaliar os resultados:

1. Defina suas métricas

Cada empresa tem suas métricas importantes, e isso pode variar de acordo com cada negócio. A equipe responsável deve avaliar e definir quais serão os pontos controlados e como eles vão indicar o resultado das ações.

É importante lembrar que cada métrica escolhida deve ter influência direta nos objetivos da empresa. Não adianta controlar um indicador que não fornece informações relevantes para a sua empresa.

Bons exemplos de métricas são:

  • Retorno sobre investimento de marketing (Marketing ROI);
  • Custo de aquisição por cliente (CAC);
  • Tícket médio;
  • Taxa de cliques;
  • Custo por clique (CPC);
  • Taxa de visitas únicas;
  • Custo por lead.

2. Defina a periodicidade do controle

Cada métrica varia de acordo com o tempo e ações. Além de identificar os indicadores, a equipe deve estabelecer uma periodicidade para acompanhamento e medição (exemplo: semanal, mensal, por trimestre, etc.).

É interessante avaliar como cada valor varia e o que faz ele mudar. Se você lança uma campanha publicitária, é interessante avaliar como o público reage e como ela está influenciando nas vendas. 

3. Defina os meios de controle (Coleta de dados)

A coleta correta de informações é pré-requisito para monitoramento de indicadores. Certifique-se de que tem a estrutura adequada para coletar os dados certos e armazená-los para serem mensurados. 

Saber onde cada resultado será medido e controlado é fundamental para avaliação dos esforços. 

4. Avalie o retorno sobre o investimento de marketing incluindo tradução

Toda ação, todo investimento em marketing deve ser feito para atrair ou aproveitar oportunidades. Se você cria um material de divulgação (campanha, manual, prospecto, texto na Internet), contrata uma empresa para fazer a tradução e adequação para um determinado país, já avaliou todos os pontos de medição e sabe onde encontrar os dados, resta a você fazer uma avaliação de retorno sobre investimento. 

Dessa forma, você identificará como as ações estão surtindo efeito e quais são as melhores práticas, podendo mostrar os melhores resultados dos esforços e ajustando o que for necessário ao longo do tempo.

Expandir sua marca e investir no marketing internacional é um importante passo para qualquer empresa. Cada local tem suas características, seus costumes e formas de negócio. É importante estar atento a isso e procurar adaptar a comunicação à cultura de cada região ou país. Para não perder nenhum detalhe nas campanhas, é interessante utilizar o serviço de empresas de tradução, que oferecem serviços profissionais que se adaptem à necessidade do cliente. Outra vantagem da contratação de serviços profissionais é o fato de liberar o tempo do profissional do marketing para que ele fique focado em suas principais atividades-fim, deixando as traduções para quem é especialista em tradução.

Lembre-se, é muito importante controlar suas ações, avaliando seus resultados por meio de métricas. Identifique os parâmetros principais, defina a periodicidade do controle e onde os dados serão buscados. A partir disso, você poderá fazer um estudo de retorno sobre cada investimento, avaliando as melhores práticas e podendo mostrar os resultados dos esforços.

Agora que você já sabe como mostrar os resultados dos esforços, veja nosso artigo sobre a otimização da qualidade da tradução com a editoração eletrônica.