Produção de vídeos corporativos: como fazer conteúdos de qualidade

Uma das maiores preocupações das empresas, nos dias de hoje, é mostrar a sua relevância frente a um mercado cada vez mais saturado. É preciso deixar transparente a posição quanto à sua visão, missão e valores quando comparada aos concorrentes, além de mostrar a qualidade de seus produtos e serviços. 

Para que isso ocorra, é necessário investir em mecanismos de comunicação interessantes e eficientes para a abordagem de clientes, parceiros e funcionários. Uma ferramenta bastante eficaz nesse contexto é a produção de vídeos corporativos.

Um vídeo corporativo, também chamado de institucional, é um instrumento eficaz para apresentar a infraestrutura da empresa, bem como a sua história, equipe, serviços, produtos e muito mais.

Importância dos vídeos corporativos

A correria do dia a dia é uma das principais razões para que muitas pessoas não tenham mais paciência para a leitura. Sendo assim, os vídeos têm sido muito procurados pela capacidade de transmitir informações de forma rápida e sucinta. 

Isso é possível porque, ao assistirmos a um vídeo ou a uma propaganda bem produzida, aquela sensação fica guardada inconscientemente, e essas sensações são importantes no momento de tomar decisões.

Mas como é possível construir vídeos capazes de estimular as emoções dos espectadores?

Etapas de produção

A primeira etapa é definir o objetivo do vídeo. Quem assistirá, qual a mensagem a ser transmitida e o que ocorrerá após. É a partir dessas perguntas que se definem as estratégias para o passo seguinte.

A segunda etapa consiste na elaboração do roteiro, que define com precisão o que vai acontecer no vídeo, e reúne as informações sobre o conteúdo e o público-alvo. O principal objetivo aí é definir o melhor ângulo para passar a mensagem desejada. 

Cabe ao roteirista elaborar formas de tornar o vídeo atrativo para o público-alvo e atingir o objetivo esperado. Normalmente, a ideia principal fica nítida logo nos primeiros segundos, enquanto a chamada para a ação aparece no final e tenta estimular o público a tomar a atitude esperada pela instituição.

A próxima etapa é a produção propriamente dita. É nesse momento que ocorre todo o processo de filmagem, locação dos equipamentos e estúdios, seleção de atores (ou representantes da empresa, como diretores e funcionários), produção de animações etc. Nessa fase, é essencial o papel do diretor. É ele quem vai garantir que as gravações estejam de acordo com o planejamento.

Definir uma trilha sonora também é extremamente importante na produção de um vídeo, uma vez que os sons são capazes de tocar as emoções dos seres humanos e, portanto, devem ser levados a sério, inclusive em vídeos institucionais.

A edição é igualmente fundamental, pois na etapa de filmagem são gravadas diversas imagens. Cabe ao editor definir as melhores sequências de imagens juntamente com a trilha sonora escolhida e finalizar o material que tem em mãos.

Outros aspectos importantes na produção de vídeos

Além da produção do vídeo em si, outros fatores devem ser levados em consideração. Um deles é a duração dele. É preciso estabelecer um roteiro curto, que seja capaz de transmitir a mensagem desejada antes que o vídeo se torne cansativo, desestimulando os clientes e/ou expectadores. 

Outro fator importante é a legendagem do vídeo, que permite melhor compreensão do conteúdo, além de aumentar a abrangência do público-alvo.

A tradução e o voice-over também são essenciais. O voice-over consiste em uma revocalização da tradução que se inicia segundos depois da fala original e termina segundos antes dela. A falta de sincronismo permite que o ouvinte identifique palavras em ambos os idiomas e dá credibilidade ao conteúdo apresentado. 

Considerando o objetivo de ampliar a imagem da empresa no mercado, a produção dessas mídias em português e em inglês, via legendagem ou voice-over, permite que ocorra essa expansão e agrega valor à empresa, uma vez que possibilita a divulgação desses vídeos em outros países.

Após a produção de vídeos corporativos, os mesmos são divulgados no site ou redes sociais da própria empresa e caracterizam uma importante estratégia de marketing e na comunicação corporativa de qualquer empresa. Portanto, devem ser produzidos com cuidado para garantir a eficiência desse método!

Gostou do texto? Confira outro artigo de nosso blog para saber mais sobre a atuação global na gestão de empresas.