Mercosul e União Europeia firmam acordo de livre comércio. Sua empresa está preparada para essa oportunidade?

O potencial acordo histórico de livre comércio entre o Mercosul e União Europeia poderá possibilitar que muitas tarifas sejam reduzidas e algumas até zeradas. No Brasil, o tratado é recebido com bons olhos, pois há a expectativa de que o Produto Interno Bruto (PIB) do país aumente em mais de R$ 300 bilhões após a assinatura.

Após cerca de 20 anos de negociação, o acordo é considerado o mais importante da história do Mercosul. Para o Brasil, a parceria entre os dois grupos representa a possibilidade de aumentar o PIB em R$ 336 bilhões nos próximos 15 anos, eliminando as tarifas de importação de mais de 90% dos produtos comercializados pelos dois blocos.

A previsão é de que os impostos de produtos como carnes, café, açúcar, etanol e soja sejam diminuídos. Em contrapartida o Mercosul deve importar, principalmente produtos industriais dos países da União Europeia por preços mais acessíveis. As barreiras técnicas e sanitárias também devem ser reduzidas.

As vantagens do acordo podem também beneficiar a indústria brasileira além dos produtos finais. Na agricultura, por exemplo, poderá impactar positivamente na produção de máquinas, pois o aumento na exportação exigirá equipamentos e sistemas de produção mais eficientes.

A importância da tradução em documentos internacionais

O acordo ainda não tem data para entrar em vigor. No estágio atual, os blocos estão analisando os aspectos técnicos e jurídicos para então elaborar a tradução dos documentos e enviar para a aprovação dos parlamentos.

O processo de tradução de um documento como esse, de extrema importância em cenário mundial, torna evidente o papel dos serviços de tradução. Eles são os responsáveis por tornar o documento acessível para todas as partes, de maneira que todos tenham exatamente o mesmo entendimento do conteúdo ali presente.

A União Europeia possui 24 idiomas oficiais, entre eles o Inglês, o Francês, o Alemão, o Italiano, o Português e o Espanhol. Um dos princípios fundadores do bloco europeu é o multilinguismo, uma política que tem como intuito possibilitar a comunicação com os cidadãos nas suas próprias línguas, proteger o patrimônio linguístico da Europa e promover a aprendizagem de línguas no continente.

Os cidadãos dos países que integram a União Europeia têm o direito de contatar as instituições oficiais do bloco utilizando qualquer uma das 24 línguas oficiais, estas por sua vez, têm o dever de respondê-los no mesmo idioma.

O acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul é uma grande oportunidade de internacionalização para o mercado brasileiro. Neste sentido, é essencial que as empresas estejam preparadas para se apresentar ao mercado exterior de maneira clara. A comunicação institucional é parte importante para criar relacionamentos com organizações de outros países.

Apesar de o acordo ainda não estar vigente, ele expressa a necessidade que as empresas terão de se preparar para conseguir se aproximar do mercado europeu, e esse esforço envolve muitos trabalhos a serem realizados, dentre eles as traduções de apresentações da empresa, contratos de importação e exportação de mercadorias, site institucional e diversos outros conteúdos que devem estar acessíveis para esses novos parceiros nos principais idiomas da União Europeia.

 

Nós da ZAUM reconhecemos o potencial das relações entre as instituições de países diferentes, por isso trabalhamos diariamente para derrubar as fronteiras linguísticas que impedem o seu negócio de aproveitar novas oportunidades e explorar novos desafios. Conheça nossos serviços e expanda sua marca.