Evite 5 erros na organização de eventos corporativos

Independentemente do ramo de atividade da empresa, sempre existem momentos em que é necessário organizar um evento corporativo.

Os motivos podem variar; o importante é que, em todas as ocasiões, a atividade organizada seja um sucesso.

Para isso, é fundamental ter atenção aos detalhes e evitar qualquer situação que não possa ser controlada. 

Veja, a seguir, 5 erros que não podem acontecer na organização de um evento corporativo!

1. Falta de planejamento

Para organizar um evento corporativo, é necessário um planejamento prévio. Esse processo envolve várias etapas, inclusive, a criação de uma checklist.

Pode parecer só um detalhe, mas a falta de uma lista de tarefas pode fazer com que você esqueça pontos essenciais para o sucesso do seu evento.

Independentemente do prazo, separe um tempo para se planejar. Coloque tudo o que precisa ser feito em uma planilha e preencha todos os dados necessários que vão facilitar o seu trabalho na hora de organizar um evento corporativo.

2. Inexistência de um plano B

Ao organizar uma atividade, é preciso estar ciente de que imprevistos acontecem, porém, o diferencial de um evento bem-sucedido é a existência de um plano B. Tenha sempre uma segunda opção para lidar com problemas no seu evento corporativo.

Uma dica é ter fornecedores de confiança: assim, você pode procurá-los sempre que precisar, o que ajuda a não comprometer a qualidade do seu evento.

3. Descuido com a pontualidade

Eventos, principalmente os corporativos, exigem pontualidade. É necessário seguir estritamente toda a programação, evitando, ao máximo, os atrasos.

Revise a agenda um dia antes do evento. Não cumprir com o cronograma é sinal de falta de organização. Analise todos os detalhes das atividades e evite transtornos.

4. Falha na divulgação

A divulgação é fundamental para o sucesso de um evento corporativo e deve ser pensada estrategicamente para evitar falhas.

O convite deve ser entregue no tempo certo, com até um mês de antecedência. Ainda, é preciso analisar os melhores canais de comunicação, de acordo com o perfil do público.

5. Ausência de um serviço de tradução adequado

Eventos que demandam um serviço multilíngue precisam de atenção com a qualidade da tradução. Afinal, você não pode escolher qualquer serviço.

É preciso entender a importância de contratar uma empresa de tradução técnica: a entrega de serviços é mais segura e confiável. Logo, os resultados são melhores, mais fiéis à língua original.

É importante, também, saber a diferença entre tradução simultânea e consecutiva. A simultânea é aquela que acontece em tempo real, sem interrupções. Já a consecutiva é feita sem equipamentos, e o orador deve interromper a sua fala para que o intérprete faça a tradução.

A tradução consecutiva ainda é usada em pequenas reuniões, mas a melhor indicação é utilizar a tradução simultânea, pois ela transpõe barreiras linguísticas e traz mais qualidade e conforto para o seu evento.

Não cometendo esses 5 principais erros, certamente o seu evento corporativo será um sucesso. Não deixe de se atentar aos detalhes que são sempre muito importantes. Afinal, com um planejamento de qualidade, você só gerará bons resultados, não é mesmo?

Quer saber mais sobre eventos corporativos e a importância da tradução nessas ocasiões? Leia já o nosso artigo sobre tradução simultânea e entenda!