Inglês para negócios: você sabe quais os principais termos?

O mundo está cada dia mais globalizado. Além da questão migratória, que torna as cidades mais cosmopolitas, ainda há o ambiente de trabalho, com diversas empresas que prestam serviços em âmbito internacional. Daí a grande importância de saber inglês para negócios.

Por tratar-se de uma língua praticamente universal, o inglês costuma ser usado em reuniões de trabalho com representantes internacionais e alguns termos, inclusive, já estão incorporados ao nosso dia a dia.

Pensando nisso, listamos abaixo 25 desses termos e suas respectivas traduções e aplicações:

1. B2B e B2C

As siglas significam Business-to-business e Business-to-costumer. São usadas para definir empresas que estabelecem relações com outras empresas via internet e companhias que vendem direto ao consumidor pela rede, respectivamente.

2. Bankrupt

O termo está relacionado à falência de uma instituição.

3. Brainstorm

Ao pé da letra, significa tempestade de ideias. É o nome que se dá a uma ação na qual todos os envolvidos dão muitas sugestões para que uma seja escolhida.

4. Branding

Trata-se da construção de uma marca ou imagem no mercado.

5. Case

Situação real que é apresentada para ilustrar determinada ideia. Um case de sucesso é a história de alguém que obteve bons resultados ao aplicar a estratégia em questão.

6. CFO

É a abreviação de Chief Financial Officer, ou Diretor Financeiro da Empresa.

7. Competitive Salary

O termo quer dizer “salário competitivo”, ou seja, um ótimo salário para determinada vaga.

8. Deal

O termo pode ser usado tanto para definir uma transação comercial, quanto para fechar um negócio. Dizer “Deal!” ao final de uma negociação, significa “Negócio fechado!”.

9. Downsize

Trata-se de um verbo, que significa tornar a companhia ou instituição menor, reduzindo custos e a quantidade de funcionários.

10. Feedback

Retorno dado a um colaborador (ou parceiro) sobre o resultado das ações tomadas.

11.  FYI

A sigla significa “For your information” (Para seu conhecimento) e normalmente é usada em comunicações informais nos negócios.

12. Hand in your notice / Give in your notice

Esse verbo significa pedir demissão.

13. Just-in-time

Na tradução literal, fica “na hora certa”. Trata-se de uma filosofia aplicada ao ambiente de trabalho a fim de reduzir os desperdícios do processo.

14. Kick-off meeting

Normalmente é usado para designar a primeira reunião para tratar de um projeto. Ao pé da letra, o termo “kick-off” seria traduzido como “pontapé inicial”.

15. Lay off

Temos aqui um outro verbo que, no contexto organizacional, significa demitir.

16. Lead

Essa palavra é empregada para falar de um futuro cliente, alguém que viu seu produto e se interessou por ele. A palavra, que pode ser traduzida como “pista” define todos os interessados, que podem ou não se tornar clientes.

17. Mailing

Trata-se de uma lista de e-mails para os quais promoções e informações são enviadas.

18. Mindset

Traduzida em sentido literal como “configuração da mente”, o termo é usado para definir a forma de encarar as coisas de uma pessoa. Ao contrário do que muita gente pensa, você pode modificar o seu mindset.

19. Outsource

Esse verbo em inglês significa “terceirizar”.

20. Party

Normalmente, vemos esse termo utilizado como “festa”. Porém, ele também tem outros significados: pode ser uma parte envolvida em um projeto, ou ainda partido político.

21. Spreadsheet

O termo quer dizer “planilha eletrônica”, e é empregado principalmente no universo das finanças.

22. Start up

Trata-se de uma empresa de pequeno porte, que acabou de entrar no mercado.

23. Streamline

Também é um verbo que significa melhorar a eficiência e simplificar procedimentos.

24. Take up

Mais um verbo para a lista. Esse significa começar em um novo trabalho.

25. Working capital

Esse termo pode ser traduzido como “capital de giro”.

Viu só como o inglês para negócios está mais presente em sua rotina do que você percebe? Curta a nossa página no Facebook e descubra mais sobre esse idioma!